Alimentos alcalinos: quais são e os seus benefícios

Ricos em nutrientes, são essenciais para a sua saúde.

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alimentos alcalinos
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A saúde do nosso organismo também depende do valor do pH no sangue e os alimentos alcalinos podem ajudar  a manter o seu corpo equilibrado e forte. Para ser saudável, o corpo precisa de um valor de pH médio de 7,4, saiba se este valor, de facto, pode ser alterado pela alimentação e conheça os 6 alimentos mais alcalinos.

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O que são alimentos alcalinos?

Pode dizer-se que os alimentos alcalinos são o escudo protetor do organismo. Estes alimentos atuam de forma preventiva, e os defensores da dieta alcalina afirmam que esta pode impedir as inflamações, diminuir o risco de cancro ou de envelhecimento precoce, prevenir a osteoporose e a perda de massa muscular.

Já os alimentos ácidos (por exemplo: carne vermelha, peixe, laticínios, ovos, cereais, refrigerantes ou as bebidas alcoólicas), podem ser responsáveis por inflamações, patologias e doenças, como, alterações hormonais, a azia, a celulite, o cabelo e unhas fracos, a obstipação, a falta de concentração, o excesso de peso, a pele seca, dores ou insónias.

Contudo, a ciência parece discordar desta relação direta uma vez que a alimentação não consegue alterar o PH interno. Seja como for, uma alimentação rica em alimentos alcalinos (ou seja, frutas e legumes), pelo seu rico valor nutricional, tem inúmeros benefícios para o organismo, por isso, mal não faz, desde que estes alimentos façam parte de um regime alimentar variado, equilibrado e saudável, cumprindo as recomendações da roda dos alimentos.

Em todo o caso, saiba que existem três tipos de alimentos: os ácidos, os neutros e os alcalinos. Os alimentos ácidos são aqueles que se encontram entre os 0 e os 7 numa escala de pH. O valor neutro é o 7 e tudo o que for superior a isso, entre o 7 e o 14, é alcalino. Ricos em minerais, designadamente cálcio, magnésio e potássio, os alimentos alcalinos são frutas, vegetais, raízes, sementes, especiarias e frutos secos.

Numa dieta alcalina não podem entrar alimentos processados mas, além disso, é privilegiado o consumo dos alimentos no seu estado natural. Se está a pensar incluir alguns alimentos alcalinos na sua dieta e, assim, beneficiar de todas as suas propriedades, tome nota do ranking dos 6 alimentos mais alcalinos, de acordo com Rita Boavida, a nutricionista autora do livro “O fator pH”.

6 alimentos alcalinos a incluir na dieta

Água alcalina (pH> 9)

O corpo é constituído por 70% de água, por isso, é recomendada a ingestão de, pelo menos, 1,5 litros de água por dia (para saber o valor exato para o seu organismo, multiplique o seu peso por 35 ml). Se optar por uma água alcalina, terá ainda todos os benefícios dos minerais alcalinos como bicarbonatos, cálcio, magnésio, sódio e potássio.

Banana

Além de ser rica em minerais alcalinos, a banana é fonte de triptofano, o aminoácido responsável por promover uma sensação de bem-estar e a aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão. É, também, rica em vitaminas e uma boa fonte de energia pelo seu elevado teor de hidratos de carbono.

Batata

Rica em potássio, contém, também, vitaminas C, K e do complexo B, fósforo, cálcio e ferro, hidratos de carbono e amido. Para tirar partido de todas as suas propriedades, prefira consumir este tubérculo com casca e, de preferência, cozido ao vapor.

Castanhas

Fonte de minerais alcalinos é, também, uma boa fonte de fibras alimentares, vitamina A, B, E, cálcio, ferro e fósforo, triptofano e ácidos gordos monoinsaturados. A castanha é deliciosa, muito saciante e versátil (pode ser consumida ao natural, assada, cozida, em puré, como sobremesa ou acompanhamento).

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Coco

A água de coco, o açúcar de coco, o leite de coco e o coco seco são muito alcalinizantes. Rico em antioxidantes – que protegem o organismo dos radicais livres, é também uma excelente fonte de minerais, designadamente, cálcio, potássio e magnésio, selênio, iodo, enxofre, zinco, manganês, ácidos orgânicos, enzimas, fitonutrientes, aminoácidos e vitamina C.

Raiz de gengibre

Os benefícios do gengibre para a saúde são muito conhecidos, por isso, é considerado um superalimento e tem lugar de destaque na medicina Ayurvédica (a medicina tradicional da Índia). O gengibre é rico em vitamina C, termogénico, é fonte de cálcio, magnésio e ferro, sódio, fibra e proteínas.

Se deseja trabalhar de forma preventiva para ter uma saúde de ferro e uma vida longa, há outros alimentos alcalinos que deve incluir na sua alimentação, designadamente:

  • Abacate
  • Abóbora
  • Açafrão-da-Índia
  • Acelga
  • Aipo
  • Alcachofra
  • Alface
  • Alho
  • Alho-francês
  • Amêndoa
  • Amora
  • Ananás
  • Anis
  • Azeitonas
  • Beringela
  • Beterraba
  • Brócolos
  • Canela
  • Canónigos
  • Chá verde
  • Cebola
  • Cenoura
  • Chuchu
  • Cogumelos
  • Curgete
  • Dióspiro
  • Erva-príncipe
  • Espargos
  • Espelta
  • Espinafres
  • Feijão-verde
  • Figo
  • Framboesa
  • Hortelã
  • Laranja
  • Lima
  • Limão
  • Maca
  • Maçã
  • Magnórios/Nêsperas
  • Manga
  • Maracujá
  • Marmelo
  • Melancia
  • Millet
  • Miso
  • Morango
  • Nabo
  • Nectarina
  • Noz-macadâmia
  • Papaia
  • Pepino
  • Pera
  • Pimento
  • Quiabo
  • Quinoa
  • Rabanete
  • Raiz de curcuma
  • Repolho
  • Romã
  • Salsa
  • Seitan
  • Sementes de abóbora
  • Sementes de sésamo
  • Spirulina
  • Tâmaras
  • Tangerina
  • Tomate
  • Toranja
  • Uvas

Saiba numa consulta de nutrição e reeducação alimentar como pode incluir estes alimentos alcalinos na sua dieta e assim potenciar os resultados.

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