Alimentos que aceleram o metabolismo

1776
Alimentos que aceleram o metabolismo
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Existem alguns alimentos que são conhecidos pela sua ótima composição nutricional, e que pelas suas propriedades, obrigam o nosso organismo a despender de mais energia para os podermos digerir. Este processo resulta num maior gasto de calorias! Então podemos dizer que há alimentos que aceleram o metabolismo por consequência do aumento da nossa temperatura corporal.

Bodyshape

Recupere rapidamente a sua silhueta!

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

 

A designação dada a estes alimentos é de alimentos termogénicos, sendo esta a palavra chave para os definir. Será motivador pensar que vai comer para emagrecer.

Os alimentos termogénicos

Os alimentos termogénicos trazem ótimos benefícios para a sua saúde, quando aliados a uma alimentação variada e equilibrada, podendo usufruir em plenitude das características positivas que estes lhe podem oferecer. Mas nem todos estes alimentos são iguais, sendo que uns favorecem a regulação do transito intestinal, outros o reforço imunitário e tem também aqueles que ajudam a prevenir o envelhecimento celular. É fundamental que os alimentos termogénicos sejam bem conjugados, aliados a uma dieta bem estruturada, pois caso as suas escolhas alimentares não sejam as mais saudáveis, eles não fazem milagres!

Mas também temos algumas exceções, como os alimentos ricos em vitamina C, que apesar de não aumentarem o nosso metabolismo, ajudam na redução do perímetro abdominal e na diminuição da percentagem de gordura corporal.

Em suma, ao consumir mais alimentos que aceleram o metabolismo, mais calorias conseguirá gastar e consequentemente mais fácil será a perda de peso.

Em que pode beneficiar com este tipo de alimentos?

  • Aceleram o seu metabolismo
  • Caso tenha o objetivo de perca de peso, estes alimentos podem ser um forte aliado
  • Melhoram a sua circulação sanguínea
  • Estimulam a sua digestão
  • Regulam o transito intestinal
  • Deixam-no saciado durante mais tempo.

É importante ressalvar que apesar dos benefícios destes alimentos, o seu consumo deve ser reduzido no caso de algumas patologias como a hipertensão, problemas cardíacos, hipersensibilidade a algum alimento abaixo citado e problemas intestinais severos.

Após esta breve explicação de o que são os alimentos termogénicos e os respetivos benefícios, vamos falar sobre alguns deles!

Chá verde

O polifenol, um antioxidante presente neste chá, tem um impacto positivo na prevenção do envelhecimento celular. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares pois, sendo este chá rico em taninos, estes ajudam a diminuir a taxa de LDL (colesterol mau) no sangue. Contém ainda bioflavenóides e catequizas, sendo estas últimas substâncias estimulantes (impacto no sistema nervoso).

Sugestão: Pode fazê-lo à noite e levá-lo para o dia seguinte, adicioná-lo ao pequeno-almoço ou bebe-lo ao longo do dia. Beba até quatro chávenas por dia e não adicione açúcar.

Canela

Boa fonte de ferro e manganês, ajuda a controlar os níveis de glicémia do sangue e pode ainda contribuir para a redução do perímetro abdominal. Curiosidade – o óleo da canela é antifúngico e antibacteriano, usado para tratar determinadas doenças de pele. 

Sugestão: Em pó ou em pau, adicione ao café para substituir o açúcar. Também é interessante adicioná-la às papas de aveia, em panquecas ou bolachas.

Gengibre

Forte poder termogénico, o gengibre consegue aumentar em 10% o seu metabolismo e assim potenciar a queima de calorias. Isto acontece pois o gengibre, um dos alimentos que aceleram o metabolismo, potencia o aumento da temperatura corporal, levando o organismo a gastar mais energia. Também é muito conhecido pelo seu efeito positivo no combate de algumas patologias (rouquidão, tosse ou dores de garganta). Facilita também o processo de digestão. O gengibre é rico em vitamina B6 e alguns minerais tais como cobre, potássio e magnésio.

Sugestão: Adicione o gengibre aos seus chás e batidos ou então opte por adicioná-lo às suas bolachas de Natal (bolachas de aveia, canela e gengibre).

Veja também: Os 8 melhores alimentos para emagrecer

Elimine a gordura localizada, combata a celulite e trate a flacidez.
Resultados Visíveis na Primeira Sessão
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Café

Para além de ser rico em cafeína, o café contém ainda potássio, ferro e zinco, embora em pequenas quantidades. Tem também xantinas, substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta de curta duração. Saiba ainda que o café possui polifenóis, substâncias antioxidantes que auxiliam no combate dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento celular.

O efeito da cafeína reduz a percepção de cansaço e tem um papel ergogénico na performance desportiva. O uso abusivo pode levar ao aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, em pessoas não acostumadas, mas pessoas que o consumam regularmente estes efeitos não se manifestam.

Sugestão: Não consuma mais do que 3 cafés por dia e quando o fizer não adicione açúcar. Pode conjugá-lo com alguns snacks, adicionando-o às suas panquecas.

Pimenta

Contém uma substância denominada capsaicina que tem um impacto positivo no controlo do apetite. Responsável pelo aumento da libertação de endorfina, substância que aumenta a sensação de bem-estar. A pimenta vermelha/rosa contém flavenóides e vitamina C. Se  ingerir 3 gramas desta pimenta por dia, conjugada com alimentos quentes, pode aumentar até 15% o seu metabolismo.

Sugestão: Para quem aprecia comida picante, pode incluir nos seus pratos principais.  Adicione ao seu queijo fresco magro, fazendo um ótimo snack da tarde.

Fonte: Sapo Lifestyle e NIT.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe o seu Comentário