9 benefícios da banana

Uma banana por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

benefícios da banana
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São vários os benefícios da banana e isso deve-se à sua composição nutricional. Com apenas 95 calorias, a banana tem um elevado teor de hidratos de carbono e é, por isso, uma boa fonte energética, graças às cerca de 22 gramas de hidratos de carbono por cada 100 gramas.

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É rica em fibras e minerais essenciais como o ácido fólico, o cálcio, o cobre, o ferro, o magnésio, o manganês, o selénio e o zinco, contém flúor, tem ainda bons níveis de potássio, é rica em vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B9).

9 benefícios da banana para ter mais energia e mais saúde

Sabia que a banana é um dos alimentos mais produzidos no mundo? É fácil perceber os motivos já que a banana é, possivelmente, o fruto mais apreciado por miúdos e graúdos. É uma fruta muito fácil de levar na marmita, prática para comer em andamento, simples de descascar, não suja nada nem deixa cheiro (ao contrário de uma laranja, uma tangerina, uma ameixa ou uma manga) e ainda é uma bomba para a sua saúde.

Eis os principais benefícios da banana.

1. Ajuda na digestão, regula o trânsito intestinal e reduz o apetite

Por ser rica em fibras, a banana é uma aliada no processo de digestão, na redução do apetite e na regulação do trânsito intestinal. As suas fibras ajudam na ligação e acumulação de partículas de alimentos promovendo uma evacuação eficiente.

É ainda uma boa fonte de prebióticos, uma substância responsável pela manutenção das bactérias benéficas para o organismo, que são determinantes para manter uma flora intestinal normal. Além disso, prolonga a sensação de saciedade e é um bom recurso quando se trata de perder ou regular o peso.

2. Olá, pele bonita!

Por ser uma fonte de silício, um mineral importante na manutenção do colagénio, a banana previne a celulite e as rugas. Assim, combinada com uma vida ativa – ou seja, com a prática de exercício físico regular – e uma alimentação equilibrada, variada e saudável, a banana previne e atrasa o aparecimento dos primeiros danos na pele.

Veja também: Os melhores alimentos para uma pele bonita

3. Previne a anemia

Muito rica em ferro, a banana aumenta a produção de hemoglobina, logo, é capaz de prevenir e tratar a anemia. Ao consumir duas bananas por dia, estamos a ingerir as doses diárias necessárias de ferro. Porém, é importante combinar a sua ingestão com alimentos ricos em vitamina C para favorecer a absorção do ferro no organismo.

4. Excelente fonte energética

Não é à toa que a banana é considerada a fruta dos atletas, sejam profissionais ou amadores. Rica em hidratos de carbono de absorção lenta, com um índice glicémico de 53, ou seja, os chamados bons hidratos, a energia concedida por esta fruta dura mais tempo.

5. Previne as cãibras

Graças aos seus 25 mg de magnésio e 358 mg de potássio (aproximadamente) e por ser rica em vitaminas B6 e B12, um dos benefícios da banana é a sua ação na prevenção das cãibras. O excesso de stress, a fadiga muscular e o cansaço, por vezes, resultam em contrações musculares involuntárias. Desportistas e grávidas sabem da importância do magnésio na sua prevenção e, por isso, privilegiam o consumo de bananas. Faça o mesmo.

6. Favorece o sistema cardiovascular

A banana é uma excelente fonte de potássio (uma banana por dia assegura as necessidades diárias deste mineral) e isso não só lhe permite regular os níveis de água no organismo, como ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, logo, é uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.

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7. Combate o stress, a ansiedade a depressão

A banana é uma fonte de triptofano, uma das substâncias que constitui a hormona que melhora o humor (serotonina) e combate a depressão. Também o magnésio e o cálcio são bons minerais quando se trata de melhorar os níveis de ansiedade. A vitamina B existente na banana pode ajudar a regular o sistema nervoso.

8. Fortalece os ossos

Os benefícios da banana parecem não ter fim já que este poderoso fruto ainda melhora a densidade óssea e fortalece os nossos ossos. A banana ajuda na absorção dos nutrientes essenciais para a saúde dos ossos, nomeadamente, o cálcio e o magnésio.

9. Adeus, TPM!

Por fim, alivia os sintomas associados à tensão pré-menstrual. Por ser uma fonte de glicose, e vitaminas do complexo B, o consumo de bananas equilibra as hormonas, logo, diminui as alterações de humor e a irritabilidade que pode afetar algumas mulheres.

Não é demais referir que os benefícios da banana indicados acima apenas fazem sentido no contexto de uma alimentação equilibrada, variada e de confeção saudável. Ou seja, de pouco importa o consumo de um alimento tão rico em vitaminas, minerais e antioxidantes se, no dia-a-dia, a sua alimentação for pobre, sem a ingestão de água e das doses diárias de alimentos recomendadas.

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