Cenoura, sim ou não?

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Faz-me uma certa confusão que as pessoas evitem a cenoura por acharem que ela engorda, mais ainda quando me dizem que se for crua ainda comem mas cozida não, porque tem mais açúcar.

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Já pararam para pensar no quão estranho é um alimento ganhar açúcares só porque foi confecionado em água quente?

Quer em cru quer cozida a quantidade de açúcar da cenoura é igual. Já agora, são 3g de açúcar por 100g de cenouras. Muito pouco açúcar, portanto. São apenas 3%. E se achar que 3g de açúcar é muito que tal compará-lo com as 2g de açúcar que tem 100g de courgette ou uma maçã que tem 14g de açúcar ou uma pêra que tem 16g de açúcar? Vale mesmo a pena deixar a cenoura da sopa, por exemplo, por uma quantidade tão insignificante de açúcar?

“Mas a cenoura cozida é mais doce do que crua e isso deve fazer algum mal!” Nem por isso. A cenoura só ficou mais doce porque a confeção alterou de certo modo a estrutura do alimento dando-nos a perceção de ser mais adocicado mas isso não interfere com a quantidade de açúcar.
Um aspeto a considerar é o chamado Índice Glicémico (IG) que, de uma forma muito simples, representa o impacto que um determinado alimento tem na subida do açúcar no sangue. Alto Índice Glicémico significa que determinado alimento poderá aumentar muito o nível de açúcar no sangue e baixo Índice Glicémico significa que aumentará pouco. É vantajoso portanto, por questões de saúde, optar por alimentos de baixo Índice Glicémico.

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Pensava-se que a cenoura, por ser doce, teria um alto Índice Glicémico e mesmo aqui podemos estar descansados. Crua, ela tem um IG de 35 e cozida de 33. De acordo com a base de dados da Universidade de Sidney (www.glycemicindex.com) um alimento só é considerado com um alto IG se este estiver acima dos 55.
Fique à vontade com a cenoura, quer crua, quer cozida. E partilhe este artigo para ver se começamos a desmistificar esta ideia generalizada que a cenoura engorda.
Até breve,
Bruno Reis, Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Referência: Glycemicindex.com / NutritionData.com

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