Combater a flacidez: os exercícios e os truques infalíveis

Conheça os melhores e mais simples exercícios para combater a flacidez

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Se procura combater a flacidez, chegou ao sítio certo. A flacidez acontece quando a pele ou os músculos perdem a elasticidade e as causas são imensas: o envelhecimento da pele, oscilações de peso, a gravidez, distúrbios hormonais, má alimentação, vida sedentária ou excesso de peso. Ter bons hábitos alimentares e praticar exercício são dois conselhos essenciais para quem quer recuperar a firmeza da pele mas podem não chegar.

Clínicas BodyScience

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Importa esclarecer que existem dois tipos de flacidez: a flacidez corporal dérmica e a flacidez corporal muscular. A primeira está relacionada com fatores ambientais, biológicos, genéticos ou hormonais, é mais superficial e mais simples de tratar. A segunda resulta de maus hábitos alimentares, da ausência de exercício físico e das consequências desastrosas de anos de dietas io-io.

Ambas têm solução. Conheça os melhores exercícios, alguns truques e os melhores tratamentos para combater a flacidez.

7 exercícios simples para combater a flacidez

Kick Butts

Encene o movimento de correr mas sem sair do mesmo sítio. Em ritmo acelerado, leve os calcanhares. Faça este exercício todos os dias, em sequências de dois minutos com um minuto de pausa. Este exercício é perfeito para combater a flacidez nas pernas. Duração: 60 a 120 segundos.

Elevação da anca

Deite-se no chão com as costas bem apoiadas e flita os joelhos. Deixe os braços esticados ao longo do corpo e suba a bacia até esta ficar completamente alinhada com os joelhos. Desça lentamente, apoiando vértebra a vértebra e, ao fazê-lo, contraia os abdominais e deite o ar fora. Este exercício vai ajuda-lo a combater a flacidez na zona abdominal. Duração: 10 a 20 repetições.

Wide Squads

São os famosos agachamentos e ajudam-nos a perder flacidez nas pernas e coxas. Afaste bem as pernas e roda ligeiramente os pés para fora. Agache até conseguir fazer um ângulo de 90 graus nos joelhos. É fundamental que mantenha sempre as costas direitas e a zona abdominal bem contraída. Duração: 15 a 20 repetições.

Flexões

Apoie-se na posição de prancha e flita os braços até atingir um ângulo de 90 graus nos cotovelos. Vá subindo e descendo em repetições de 20 flexões sem deixar os joelhos tocarem no chão. Mantenha a zona abdominal bem contraída e expulse o ar no movimento ascendente. Duração: 8 a 20 repetições.

Escalada

Coloque-se na posição de prancha e leve um pé junto às mãos. Impulsione-se e troque a posição de cada perna, através de um pequeno salto. Mantenha toda a zona abdominal contraída e deite o ar para fora sempre que saltar. Este exercício ajuda a combater a flacidez na barriga e pernas. Duração: 60 segundos.

Bike ABS

Deite-se de costas no chão e coloque as mãos entrelaçadas na nuca. Leve alternadamente um cotovelo ao joelho do lado oposto e simule o movimento de andar de bicicleta. Faça 3 séries com 12 repetições para cada lado. Duração: 8 a 12 repetições para cada lado.

5 dicas para combater a flacidez corporal

Se diariamente ou, pelo menos, três por semana, fizer os exercícios que propomos acima, já tem metade do trabalho feito mas não chega. Conheça 5 dicas simples mas eficazes para prevenir e eliminar a flacidez.

1. Alimentação variada

Todas as alterações que procura no seu corpo começam de dentro para fora. Sem uma alimentação variada e o mais saudável possível, por mais exercício que faça, é difícil obter resultados. Para combater a flacidez, o primeiro passo começa na boca, cumprindo as proporções da roda dos alimentos, ou seja, diariamente, o seu alimentação deve incluir:

  • frutas (banana, pêssegos, uvas, maçã, etc.): 3 a 5 porções diárias
  • hortícolas (couve, abóbora, cebola, alho, etc.): 3 a 5 porções diárias
  • tubérculos e cereais integrais (batata, beterraba, pão, arroz, etc.): 4 a 11 porções diárias
  • leguminosas (ervilhas, feijão, lentilhas, grão-de-bico, etc.): 1 a 2 porções diárias
  • carne, peixe e ovos: 1,5 a 4,5 porções diárias
  • leite e derivados: 2 a 3 porções diárias
  • gorduras e óleos: 1 a 3 porções diárias
  • água: 8 copos diários (pelo menos)

Para quem está a trabalhar a flacidez corporal, consumir aveia, citrinos, cenoura, legumas com folhas escuras, frutos vermelhos, iogurte natural, salmão e ovos, ajuda a conseguir uma pele mais bonita e lisa. Além de tudo isto, não é demais lembrar que o consumo de refrigerantes, açúcar, bebidas alcoólicas e comida processada deve ser reduzido drasticamente.

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2. Hidratar a pele

Se apenas se limitar à aplicação de cremes, não espere milagres! Contudo, está provado que cremes que tenham na sua composição a coenzima Q10, colagénio, elastina ou retinol conseguem melhores resultados na prevenção da flacidez. Diariamente, após o banho, aplique um bom creme hidratante com ajuda de uma massagem rápida, em movimentos circulares ascendentes.

3. Água fria

Se durante o banho, a água está sempre acima dos 38 graus… está na hora de reduzir a temperatura. Prefira banhos com água morna e finalize com jatos de água gelada – aguente o máximo de tempo que lhe for possível. A baixa temperatura aumenta a tonicidade e a produção de colágeno, a proteína responsável pela firmeza da pele. A aplicação de um gel à base de cânfora, centella asiática ou mentol, também ajuda a tonificar.

4. Exercício físico diário

Para combater a flacidez, é preciso combinar a prática de exercícios localizados com outros mais abrangentes. A somar aos exercícios sugeridos acima, inclua outros de forma alternada, por exemplo, num dia faz exercícios localizados no seguinte outro tipo de desporto. Algumas sugestões: uma caminhada de, pelo menos, uma hora por dia, uma corrida de, pelos menos, 4 km, uma aula de dança, hidroginástica, futebol, ténis ou outra prática da sua preferência. Além disto, na sua rotina, mantenha-se em movimento: prefira escadas a elevadores, dobre a roupa em pé, prefira os transportes ao carro, etc.

5. Procure um especialista

Por fim, nem sempre uma alimentação saudável e a prática frequente de exercício conseguem resolver a flacidez corporal. Se procura uma solução mais rápida e definitiva, as clínicas BodyScience têm  tratamentos que asseguram efeitos visíveis desde a primeira sessão. Graças a processos naturais e não invasivos, consegue resultados rápidos e duradouros através dos seguintes tratamentos:

  • Lipo3action: ajuda na eliminação da gordura localizada, no combate à celulite e à flacidez.
  • Radiofrequência Tripolar Cronus: um procedimento que trabalha, ao mesmo tempo, nas diferentes camadas da pele, sendo, por isso, mais potente e eficaz.
  • Bodyshape: uma tecnologia que queima calorias sem dor e que, em 30 minutos de tratamento, permite o mesmo resultado de 750 abdominais.
  • Powershape: um tratamento que combina Ultra Sons Convergente, a Radiofrequencia Tripolar e a estimulação mecânica e sucção

Agora que já conhece todas as dicas, os melhores exercícios e tratamentos para se despedir de vez da flacidez corporal, resta uma coisa: mãos à obra!

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