Direção-Geral da Saúde recomenda 10 medidas para evitar efeitos do calor na saúde

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1. Procurar ambientes frescos ou climatizados mesmo durante a noite. Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h e as 18h. Nos períodos de maior calor procurar ambientes frescos.
2. Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
3. Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, como os doentes crónicos, idosos, crianças, grávidas e trabalhadores com atividades no exterior.
4. Doentes crónicos ou sujeitos a dieta com restrição de líquidos devem seguir as recomendações do médico assistente ou da Linha 808 24 24 24.
5. Visitar e acompanhar os idosos, em especial os que vivem isolados. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco.
6. Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco. As crianças com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.
7. As grávidas deverão ter cuidados especiais: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos.
8. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina. Evitar a exposição direta ao sol entre as 11h e as 17h.
9. Fora de casa, utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30. Ao viajar de carro escolha as horas de menor calor. A permanência de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente se forem crianças, grávidas ou idosos, deve ser evitada.
10. Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente atividades desportivas e de lazer ao ar livre e debaixo do sol.
Referência: Sapo Saúde
 
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