Envelhecimento precoce: as causas e dicas para prevenir

Na saúde da pele, mais vale prevenir do que remediar

envelhecimento precoce
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O envelhecimento precoce pode ser prevenido mas, para isso, é importante conhecer primeiro as suas causas. Perceber de onde vem o problema, é o primeiro passo para tomar medidas na sua resolução. Dependendo da idade, é possível atrasar o envelhecimento, minimizar os danos das más escolhas ao longo da vida e preparar o futuro.

Powerskin

Devolvemos à sua pele um rejuvenescimento visível

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

 

6 principais causas do envelhecimento precoce

Alimentação pobre

Uma dieta variada, que inclua gorduras e óleos, cereais, tubérculos, hortícolas, leguminosas, frutas, laticínios, carnes, pescado e ovos, é a fórmula para ter energia, saúde e uma pele bonita e jovem. Uma alimentação pobre nos alimentos indicados atrás mas rica em produtos processados e açúcar, inflama as células, aumenta a produção de radicais livres, prejudica o fornecimento de antioxidantes ao organismo e reduz drasticamente a produção e colágenio e elastina, as substâncias responsáveis pela firmeza, elasticidade e juventude da pele.

Consumo de substâncias nocivas

Não é novidade que o consumo excessivo de álcool é nocivo para o organismo porque prejudica a hidratação e aumenta oxidação. Os primeiros sinais dos seus efeitos são visíveis no rosto. A textura da pele fica mais áspera, provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e aparecimento de rosáceas acentuadas, a pele fica baça, amarelada e sem vida, as olheiras são cada vez mais profundas. O tabaco também é um inimigo de uma vida longa. Quanto à pele, fumar favorece o aparecimento de linhas finas nas zonas mais delicadas, como os olhos e ao redor dos lábios.

Excesso de stress

Há largos anos que a medicina concluiu que o excesso de stress é muito prejudicial à saúde mas como é que pode resultar o envelhecimento precoce? Entre muitas outras consequências, o stress promove a secreção de cortisol e adrenalina, prejudica a produção de colagénio e elastina, intensifica o processo de oxidação das células o que desencadeia vários processos de envelhecimento. Resultado? Uma pele sem brilho, um rosto carregado de olheiras e rugas finas.

Desidratação

É a água que, presente em processos metabólicos, na transpiração e na respiração, faz o corpo funcionar em pleno. A sua falta promove diversos problemas em todo o organismo. A pele é o orgão que revela os primeiros sinais desta carência, com o aparecimento de manchas e rugas precoces. Os tecidos cutâneos precisam de hidratação externa e interna porque é a água a responsável por levar às camadas mais profundas a pele os nutrientes necessários e favorece a eliminação de toxinas.

Genética

No DNA está inscrito o processo como o organismo produz as enzimas que atuam como antioxidantes, responsáveis pela reparação dos danos provocados pelos agentes que provocam o envelhecimento. Por isto, a genética também é um fator importante uma vez que determina como o corpo lida com agressões e danos de que é vítima.

Exposição solar descuidada

A exposição solar sem proteção adequada, especialmente entre as 11 e as 17h horas, é o principal fator responsável pelo envelhecimento precoce da pele e pode culminar em doenças tão graves como o cancro. A radiação ultravioleta acelera a destruição das fibras de colágenio, sendo a causa de 70% do processo de envelhecimento cutâneo, resultando em manchas e rugas no rosto.

3 dicas infalíveis para prevenir o envelhecimento precoce

Conhecidas as causas, não é difícil perceber o que é necessário fazer para prevenir os avanços da idade. Na realidade, tudo o que é necessário fazer manter a pele jovem e saudável não é novo e vale para tudo o resto no que diz respeito à saúde. Mais uma razão para anotar estas dicas:

Os alimentos certos

Privilegie o consumo de alimentos que estimulam a produção de colagénio e elastina e protegem a pele dos radicais livres. Assim, aumente o consumo de alimentos como: abacate, agrião, brócolos, cenouras, chá verde, chá preto, espinafres, frutos secos, laranja, limão, mirtilos, papaia, peixe de águas frias e pimento vermelho. E, claro, beba muita água (35 ml por cada quilo de peso corporal).

As Clínicas BodyScience dispõem dos tratamentos mais inovadores para tratar as manchas e rugas.
Obtenha uma pele mais lisa e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

As rotinas imprescindíveis

Não é novidade que o organismo precisa de determinados cuidados para se manter saudável. Para prevenir o envelhecimento precoce, há rotinas diárias que não podem faltar:

  • Aplique protetor solar (sim, mesmo nos dias nublados, frios ou chuvosos)
  • Proteja a pele das agressões do meio ambiente, aplicando um hidratante adequado
  • Limpe bem o rosto para remover as impurezas acumuladas e permitir a regeneração da pele
  • É durante a noite que a pele se renova, por isso, assegure que dorme 7 a 9 horas por noite
  • O exercício físico diário é obrigatório para impedir a produção de radicais livres
  • Procure mecanismos para aliviar o stress (meditação, exercício, etc.)

Medicina estética

Na BodyScience, uma equipa multidisciplinar trabalha com os equipamentos e métodos mais avançados da medicina estética, não só para tratar como para prevenir o envelhecimento precoce. Tratamentos como o Anti-aging BodySkin, a Microdermoabrasão, o Peeling Facial Ultrassónico, o Powerskin, a Endermologia LPG, o Bodyshape ou a Radiofrequência Tripolar Cronus têm resultados muito relevantes no tratamento e prevenção das rugas, das manchas, da flacidez ou da gordura localizada.

Marque já uma consulta de avaliação gratuita numa das Clínicas BodyScience mais perto de si, em Braga, em Guimarães, no Porto, na Póvoa do Varzim ou em Lisboa.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.