Falta dos pais afeta cérebro das crianças

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Muitos milhões de pais em mães, ao redor do mundo, são obrigados a deixarem os filhos para de deslocarem em busca de trabalho ou de melhores condições de vida. Mas este fenómeno poderá ter consequências nefastas para o futuro das crianças, já que a ausência dos progenitores impede o seu desenvolvimento cerebral em moldes normais.

O alerta foi feito, no encontro anual da Sociedade Norte Americana de Pediatria, através de um trabalho levado a cabo por investigadores chineses, que procuraram analisar o impacto das migrações de adultos na saúde dos filhos que, por vezes, ficam meses e anos a cargo de outras pessoas que não os pais.

Neste estudo da universidade chinesa de Sichuan, liderado pelo investigador Su Lui, a equipa contou com a participação de 38 crianças, entre os sete e treze anos, que viveram durante longos períodos de tempo afastados dos pais e um grupo de controlo de 30 crianças, entre os sete e os catorze anos, que viviam com os pais. Todos os participantes foram submetidos a ressonâncias magnéticas. Segundo o portal “Alert”, foi comparada o volume da massa cinzenta nos dois grupos e medido o quociente de inteligência (QI) de cada participante de forma a avaliar a função cognitiva.

Os resultados mostraram que, comparativamente com as crianças que viviam com os pais, as que permaneceram afastadas apresentavam volumes de massa cinzenta maiores em várias regiões do cérebro, especificamente nos circuitos do cérebro envolvidos nas emoções. Uma vez que um maior volume da massa cinzenta pode refletir uma maturidade insuficiente do cérebro, a correlação negativa entre o volume de massa cinzenta e a pontuação do QI sugere que crescer longe dos pais pode atrasar o desenvolvimento cerebral.

“O nosso estudo fornece a primeira evidência empírica de que a falta de contato parental direto altera a trajetória do desenvolvimento do cérebro das crianças. São necessários esforços da saúde pública para fornecer apoio intelectual e emocional adicional a estas crianças”, conclui Yuan Xiao.

Referência: Pais & Filhos

Saiba também como pode conseguir o corpo que deseja de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.