Não consigo emagrecer: 8 razões para não perder peso

Saiba o que está a fazer para não emagrecer

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não consigo emagrecer: 8 razões para não perder peso
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“Não consigo emagrecer” é queixa frequente no seu dia-a-dia? Vai ao ginásio, reduziu a quantidade de comida que consome diariamente, toma chás para emagrecer, barra o corpo com cremes redutores mas os números da balança mantêm-se iguais e os da roupa teimam em não descer? Talvez esse “não consigo emagrecer” tenha causas reais. Saiba como pode estar a sabotar o seu processo de emagrecimento.

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Não consigo emagrecer: as 8 razões para os quilos a mais

1. Não está a comer o suficiente

Ninguém aguenta passar um dia inteiro com um copo de leite, uma mão cheia de cereais e três fatias de fiambre. Se o objetivo é perder peso, cortar a direito não é a solução. Independentemente dos números que tem a perder, na roda dos alimentos não há alimentos proibidos, cumpra-a.

Massa, arroz, pão ou batata podem e devem fazer parte da sua dieta. O organismo precisa de hidratos de carbono para ter energia, por isso, se está os excluiu da sua alimentação, é certo que vai passar um mau bocado. Consulte um nutricionista para fazer as escolhas adequadas aos seus objetivos.

2. Não bebe água suficiente

A água é essencial à vida. Regula as funções do organismo, ajuda o corpo a eliminar as impurezas, facilita o trânsito intestinal, melhora a circulação sanguínea e linfática, ajuda no processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade. Ora, sem água, o corpo está em desequilíbrio e, nestes termos, não há dieta que resulte. Beba, pelo menos, 1,5 litros de água ao longo do dia – de preferência, água morna.

3. Não mastiga bem os alimentos

Diz o povo que depressa e bem há pouco quem e, no que à alimentação diz respeito, não podia ser mais verdade. Sabia que uma refeição deve demorar, pelo menos, 30 minutos e cada porção de comida deve ser mastigada 30 vezes? As hormonas que dizem ao cérebro que está saciada demoram aproximadamente 15 minutos a ser libertadas na corrente sanguínea, se comer muito rápido vai ingerir mais alimentos do que precisa.

4. Salta refeições

Para garantir que perde peso, o truque é comer mais, nunca menos. Se o organismo ficar em jejum durante muitas horas, o metabolismo desacelera e só com um metabolismo rápido é possível emagrecer.

Assim, comece com o pequeno-almoço, segue o lanche, o almoço, o lanche, o jantar e a ceia. São, pelo menos, seis refeições mas a ideia é não passar mais de 2 horas sem comer, caso contrário, é certo que terá fome e fará más escolhas na próxima refeição. Privilegie os produtos magros, os cereais integrais, a fruta, varie entre peixe e carne, não esqueça os legumes nem a sopa.

5. Não faz exercício físico

Uma vida sedentária só tem um fim: problemas de saúde. Obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, osteoporose ou patologias na coluna são apenas alguns exemplos de doenças graves que resultam da falta de exercício físico. Com uma dieta pode conseguir perder peso mas sem exercício físico nunca vai ficar em forma.

6. Faz o exercício físico errado

Neste ponto, há várias coisas a corrigir. Para começar, o exercício deve ser desafiante mas não um sacrifício insuportável, logo, escolha um desporto que lhe dê prazer. Depois, seja numa aula de zumba, num treino de crossfit ou numa partida de futebol, entregue-se totalmente, ou seja, os movimentos bem vincados, os músculos contraídos e a respiração no tempo certo. Por fim, os músculos têm memória, ou seja, o corpo vai-se habituar-se aos exercícios, por isso, mude a rotina de treino constantemente.

7. Não dorme o suficiente

Um adulto deve dormir entre 7 a 9 horas e a ciência já provou que a falta de sono tem implicações na saúde. Enquanto dorme, o organismo produz uma substância que controla a sensação de saciedade. Quando produzida em doses insuficientes, é possível que compense durante o dia para contrariar a sensação de fome. Além disto, bons hábitos de sono ajudam a queimar mais calorias.

8. Não limpar a despensa

Se decidiu emagrecer, a despensa e o frigorífico têm que acompanhar esta decisão. É muito difícil manter uma alimentação saudável se tem nos armários recheados com bolachas, salgadinhos, chocolates, refrigerantes e gelados a tentar as suas boas intenções. Abasteça-se com snacks saudáveis como sementes, frutos secos, tostas integrais, água e fruta.

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Se seguir as nossas dicas, “não consigo emagrecer” é uma frase que apenas terá lugar no passado.

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