O que é a Stevia?

874
A Stevia uma boa alternativa aos adoçantes sintéticos
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

A Stevia é uma planta oriunda da América Central e do Sul, usada durante séculos pelos nativos. As suas folhas contêm adoçantes naturais, chamados glicosídeos de esteviol, sendo o esteviosídeo e o rebaudiosídeo-A os principais responsáveis pelo sabor doce. A sua capacidade adoçante é cerca de 300 vezes superior à do açúcar, com a vantagem de não oferecer calorias. A stevia pode ser uma boa alternativa aos adoçantes sintéticos como o aspartame e acesulfame-k.

Como utilizar?

Disponível em pó e sobre a forma de comprimidos. Excelente opção para adoçar bebidas e polvilhar alimentos e sobremesas que não dependam do adoçante para dar volume ao doce.

Quais as vantagens?

  • a sua contribuição energética não é significativa, pelo que pode ser uma ajuda eficaz no controlo do peso (cerca de 0,36kcal/g)
  • o seu componente activo esteviosídeo apesar de doce não tem impacto sobre a glicemia, sendo apto para indivíduos diabéticos
  • não tem um efeito cariogénico (não provoca cáries)
  • tolerada por indivíduos com fenilcetonúria (doença genética rara que implica um controlo na ingestão fenilalanina, presente no adoçante aspartame)

Qual a dose máxima recomendada?

A dose máxima diária recomendada é de 4mg/kg de peso corporal. Apesar de não serem ainda conhecidos riscos de sobredosagem, deve ser utilizada com moderação, tal como o açúcar.

É segura?

Em Abril de 2010, o painel científico para aditivos da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) confirmou a segurança dos glicosídeos de esteviol. Em Novembro de 2011 a União Europeia deu o regulamento de aprovação final para o uso de extractos de stevia em alimentos e bebidas.

Maria Travassos

Nutricionista nas Clínicas BodyScience

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.