“Apetecia-me tanto um docinho” – o vício do açúcar!

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Recorremos ao consumo de açúcar para obter sensações positivas
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O consumo excessivo de açúcar pode originar dependência, da mesma forma que o tabaco ou álcool, isto porque a ingestão de açúcar provoca a libertação de neurotransmissores que produzem uma sensação de prazer. Assim, recorre-se de forma continuada ao consumo de açúcar para obter aquelas sensações positivas.

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Como “romper” com este ciclo vicioso?

Não é um processo fácil mas é possível! O primeiro passo a seguir é reduzir/eliminar o açúcar adicionado na alimentação. Vamos fazer um exercício muito simples: imagine um individuo que consome 3 cafés por dia e coloca 1 “pacotinho” de açúcar em cada um e, por norma, ainda bebe um chá à tarde ao qual acrescenta também 1 “pacotinho” de açúcar. Se tivermos em consideração que um pacote de açúcar tem em média 6g de açúcar, facilmente percebemos que por dia (só no café e chá) está a consumir 24g de açúcar (estamos a falar de 672g de açúcar por mês).

Uma sugestão para conseguir eliminar o açúcar adicionado ao café, chá e cevada passa por ir reduzindo gradualmente a quantidade que coloca até conseguir eliminar. Assim vai conseguindo “educar” o seu paladar para um sabor menos doce.

Açúcar “escondido”

O açúcar que ingerimos não passa apenas por aquele que adicionamos na nossa alimentação. Alguns alimentos, que à partida nos podem parecer inofensivos, podem ter açúcares “escondidos” que vão contribuir para este ciclo vicioso. Esteja atenta(o) aos rótulos dos cereais, bolachas, refrigerantes, molhos, (…) e tente perceber se na lista de ingredientes se encontra o açúcar (pode também aparecer em forma de dextrose, xarope de …, melaço, etc.).

Em suma, opte por uma alimentação com alimentos naturais ou pouco processados e sem adição de açúcar. E não se esqueça de fazer pequenas refeições ao longo do dia (de 3 em 3h) entre as principais refeições, uma vez que a fome será sua inimiga para combater a necessidade do “docinho”.

Nesta etapa contra o “ciclo vicioso do açúcar” há algumas alternativas que podem facilitar o processo, como o gelado de banana e morango rápido e fácil de fazer que lhe propomos a seguir … e sem adição de açúcar.

Gelado de Banana e Morango (90 Kcal por dose)

Ingredientes (4 doses)

  • 3 Bananas
  • 10 Morangos

Modo de preparação

  • Cortar a fruta aos pedaços e colocar no congelador
  • Retirar a fruta congelada do congelador, colocar num recipiente e bater tudo com a varinha mágica ou liquidificador e está pronto a consumir!

Dicas

  • Para dar um toque final, pode servir o gelado com umas raspas de chocolate negro (mais de 70% de cacau).
  • Se preferir pode fazer o gelado apenas com banana congelada e polvilhar no final com canela.
  • Uma outra opção que funciona bem é acrescentar um iogurte natural com a fruta congelada e depois bater tudo.

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Diana Sintra

Nutricionista nas Clínicas BodyScience

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