Será o pequeno-almoço imprescindível?

2948
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
Já todos ouvimos dizer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. É algo que ouvimos as nossas avós e mães dizerem desde sempre. Mas será que é mesmo?
É com certeza uma refeição importante. Assim como todas as restantes refeições do dia. Mas parece não ser assim tão fundamental como sempre ouvimos dizer.
Um grupo de investigadores da Universidade de Alabama desenvolveu um estudo curioso publicado na revista “American Journal of Clinical Nutrition” em que dividiram um total de 309 participantes, que queriam emagrecer, em dois grupos. Um dos grupos tomava o pequeno-almoço e o outro saltava essa refeição. Acompanharam-nos durante 16 semanas e, ao contrário do que pensava inicialmente, não houve diferenças significativas entre o grupo que tomava o pequeno-almoço e o grupo que o saltou. Ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso.
Um outro estudo desenvolvido pelos departamentos de Saúde, Biologia e Bioquímica da Universidade de Bath no Reino Unido e publicado na mesma revista que o anterior, procurou analisar alguns parâmetros analíticos e compará-los entre voluntários que tomavam o pequeno-almoço e outros que não tomavam. Depois das 6 Semanas de investigação e comparando os dois grupos, a taxa de metabolismo basal não sofreu alterações significativas entre os grupos, os parâmetros cardiovasculares também não mostraram diferenças, não houve diferenças no índice de massa corporal nem no tecido adiposo. Mas houve uma diferença na estabilidade do açúcar no sangue, favorável ao grupo que tomou o pequeno-almoço.
Apesar de eu reconhecer ser muito importante a toma de um bom pequeno-almoço, não acho que as pessoas devam sentir uma obrigação de o tomar. Existem pessoas cujos corpos não estão preparados para comer ao acordar e muitos sentem-se mesmo mal quando o fazem. E fazem-no porque sempre ouviram dizer que tem que ser. Não tem que ser. Coma quando estiver preparado para tal, seja ao acordar seja 1 ou 2 horas depois.
Felicidades e até breve,
Bruno Reis, nutricionista nas Clínicas BodyScience
Referências:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24898236

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24898233

Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui:

12549009_1228193777208826_4221102709308620706_n

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe o seu Comentário