Portugueses desperdiçam alimentos fora do prazo que ainda podem ser consumidos

1218
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
Inquérito da Deco mostra que 40% dos portugueses desperdiça comida e não sabe distinguir entre a indicação de “consumir até” e “consumir preferencialmente antes de”.
Mais de metade dos inquiridos num estudo da associação de consumidores Deco admite deitar para o lixo alimentos fora do prazo de validade, o que nem sempre será necessário e pode significar desperdício.
“O nosso inquérito revela muito desperdício alimentar: mais de metade dos inquiridos confessa deitar para o lixo alimentos fora de prazo”, refere um artigo publicado na revista Proteste, com base em inquéritos a 1.725 consumidores que configuram uma amostra representativa da população portuguesa.
A Deco sublinha que deitar para o lixo produtos fora do prazo é o que deve ser feito no caso dos perecíveis (onde se lê na embalagem “consumir até”), mas nos produtos que indicam “consumir preferencialmente antes de” não há problema em consumi-los findo o prazo de validade, desde que em boas condições de conservação.
Carne, peixe, enchidos, ovos, leite do dia, bolos com creme, queijo fresco ou iogurtes são alguns dos exemplos de alimentos perecíveis em que se deve respeitar o prazo de validade indicado.
A Deco nota que cerca de dois terços dos inquiridos não sabem qual a distinção entre as designações “consumir até” e “consumir preferencialmente antes de”.
Uma técnica da Deco explicou à agência Lusa que há legislação que define e diferencia as duas formas de rotular os prazos de validade. O “consumir até” é a forma de impor uma data limite de consumo e aplica-se a produtos perecíveis, enquanto o “consumir preferencialmente antes de” significa a data de durabilidade mínima do produto.
Segundo a Deco, o desconhecimento destas diferenças “explica que 40% dos inquiridos deitem fora produtos cujo prazo preferencial de consumo foi ultrapassado. Tal poderá constituir um desperdício desnecessário”.
No caso destes alimentos com a indicação “consumir preferencialmente até” não haverá problemas em consumi-los depois do prazo indicado desde que a embalagem esteja ainda fechada e o alimento bem guardado, segundo o modo de conservação aconselhado.
Referência: DN

Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Relembramos que pode marcar a sua consulta de avaliação gratuita nas nossas Clínicas e dar o primeiro passo para ter uma vida mais saudável!

adds_fb_bodyshape_001

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe o seu Comentário