Sementes: o que são e que impacto têm na saúde?

863
sementes
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Nem toda a gente tem conhecimento mas, tecnicamente, o grupo das sementes abrange um número considerável de alimentos como, para dar alguns exemplos, o grupo dos grãos onde se incluem o trigo, o arroz, a aveia, o grupo das leguminosas onde se incluem a soja, o feijão, as lentilhas, o grupo dos frutos secos onde se incluem as castanhas, as nozes, o café, o cacau, isto só para dar alguns exemplos.

Lipoaspiração Não Invasiva Titan

Diga adeus à gordura localizada com a nossa Lipo!

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Para este artigo queria centrar-me naquelas sementes comestíveis de estrutura mais pequena e mais difíceis de consumir por serem mais duras. Dentro deste grupo existem muitos exemplos como as sementes de chia, as de linhaça, as de girassol, entre muitas outras que se vão mostrando com muita frequência nas prateleiras dos supermercados.

Mas afinal o que são estas sementes e que importância têm elas na nossa alimentação?

As sementes estão carregadas de varíadissimos nutrientes. Apenas uma colher de sopa de sementes contém boas fontes de proteína, ácidos gordos ómega 3, fibras, sem esquecer uma riqueza considerável de vitaminas e minerais.

Com tanta fibra presente em cada uma destas pequenas sementes, a adição delas na dieta permite uma melhoria no trânsito intestinal e pode melhorar a sua saúde digestiva. Por outro lado, a fibra solúvel presente, aumenta a consistência do conteúdo intestinal tornando a digestão mais lenta com benefícios na redução do açúcar no sangue e na redução dos níveis de colesterol.

As sementes contêm um grupo de nutrientes chamados linhanos que têm fortes propriedades antioxidantes e estrogénicas, com benefícios claros na prevenção do cancro da mama e da próstata, assim como de outros tipos de cancro.

São também uma fonte rica em ácidos gordos ómega 3 (ácido alpha linolénico). Está demonstrado que este ácido gordo tem benefícios na saúde cardiovascular estando associado a um menor risco de enfarte agudo do miocárdio.

O consumo regular destes alimentos também tem sido associado a uma redução da pressão arterial com benefícios na saúde cardiovascular.

As sementes são também uma excelente fonte de proteínas vegetais que podem ser uma boa alternativa proteica para quem não consome alimentos de origem animal.

Para quem quer controlar o apetite, o consumo destes alimentos provoca uma sensação de estômago mais preenchido e permite uma maior saciedade.

Veja também: Alimentos que saciam sem engordar

Muitos e impressionantes benefícios para a saúde são atribuídos ao consumo de sementes, mas apesar de ser um grupo de alimentos altamente recomendado não se esqueça nunca que são alimentos muito calóricos (pela sua riqueza em gordura) e que, se consumidos em excesso, podem levar ao ganho de peso.

Até breve,
Bruno Reis
Nutricionista

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe o seu Comentário