5 dicas para tratar a retenção de líquidos nas pernas

Pernas inchadas? Saiba como aliviar o desconforto.

tratar a retenção de líquidos nas pernas
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A retenção de líquidos nas pernas é um problema que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.

Seja por problemas circulatórios, cardiovasculares, uma vida sedentária, uma alimentação pouco cuidada, problemas hormonais, a toma de alguns medicamentos ou a má sorte da genética, a retenção de líquidos pode provocar dor, sensação de peso nas pernas, dificulta a mobilidade e provoca muito desconforto.

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Mudar alguns hábitos é o primeiro caminho para tratar a retenção de líquidos nas pernas.

Retenção de líquidos nas pernas: o que importa saber

O corpo humano é maioritariamente feito de água, cerca de 60%. Quando algo provoca um desequilíbrio no organismo, a forma deste se defender é para acumulação de água em determinadas zonas do corpo. Resultado? Retenção de líquidos nas pernas.

Causas

Entre as causas da retenção de líquidos nas pernas podem estar doenças cardíacas, hepáticas ou renais,no entanto, nem estas podem ser um impedimento para fazer alterações nos seus hábitos alimentares ou para criar novas rotinas que diminuam este desconforto. A falta de exercício, uma alimentação pobre, excesso de peso, a gravidez ou temperaturas altas, também podem provocar retenção de líquidos.

Sintomas

Os sintomas da retenção de líquidos na pernas são simples de perceber: inchaço e estiramento da pele, celulite nas coxas e uma sensação de dor e cansaço nos membros inferiores. Para confirmar o diagnóstico, pressione ou aperte, de forma contínua, a pele por alguns segundos. Se, quando soltar, sentir dor, ficar com marca ou a pele demorar a voltar ao normal, é porque está a reter líquidos.

Relacionado: Como identificar os sintomas da retenção de líquidos?

5 dicas para prevenir e tratar a retenção de líquidos nas pernas

1. Água, água, água!

Começamos pelo princípio: a água é essencial à vida. Para manter o organismo a funcionar de forma equilibrada, as mulheres devem beber, diariamente, pelo menos, 1,5 litros de água. No caso dos homens, são cerca de 1,9 litros de água, por dia. No entanto, há uma forma correta de beber água que passa por ingerir pequenos goles ao longo do dia, no lugar de um copo cheio de água a cada vez. A água é o único diurética que precisa para eliminar resíduos, toxinas e líquidos em excesso.

2. Exercício físico diário

Outra coisa essencial à vida é sair do sofá. A prática diária de desporto não só modela o corpo como dá saúde. Através da transpiração elimina resíduos, toxinas e líquidos em excesso e graças aos movimentos proporcionados pelo exercício físico melhora o sistema venoso e linfático, com o sistema linfático dreanado e o sangue a fluir sem problemas, não há retenção de líquidos. Corrida e caminhada são bons exercícios para prevenir a retenção de líquidos nas pernas

3. Descanso e massagem

Depois de um longo dia de trabalho, descanso também é preciso, especialmente, se passou muitas horas de pé ou sentada. Ao chegar a casa, pare 30 minutos com as pernas levantadas para melhorar a circulação e prevenir a acumulação de líquidos. Para completementar, massaje as pernas, em movimentos ascendentes, com a ajuda de um creme para pernas cansadas.

4. Tratamentos estéticos

Atualmente, os mais avançados tratamentos estéticos estão, também, ao serviço da saúde e podem ser fundamentais no alívio dos sintomas da retenção de líquidos nas pernas. Nas Clínicas BodyScience, estão os equipamentos, os métodos e os profissionais mais capazes para a ajudar a estimular a circulação sanguínea e linfática, logo, a reduzir drasticamente a retenção de líquidos. Dependendo da gravidade do seu caso, há vários tratamentos que podem ajudar, designadamente:

Endermologia LPG

A endermologia LPG é uma massagem mecânica, profunda, que estimula o processo de drenagem das sobrecargas adiposas. Com movimentos vigorosos, liberta os vincos cutâneos, estimula o sistema vascular, a circulação sanguínea e linfática.

Pressoterapia

Controlada através de um computador, a pressoterapia faz uma compressão mecânica que estimula o fluxo venoso e linfático de forma progressiva. Resultado: desintoxica o organismo e promove a eliminação de líquidos, resíduos e toxinas.

Veja também: Vantagens e benefícios da pressoterapia

Bodywave

Através de energia vibro magnética, com tratamentos localizados e sequenciais, o Bodywave ajuda a tratar a retenção de líquidos, desbloqueia a circulação sanguínea e combate a celulite.

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5. Dieta anti-retenção de líquidos

Não é uma dieta no sentido mais tradicional do termo mas antes uma mudança de hábitos alimentares que que estimulem e promovam a eliminação natural do excesso de líquidos no organismo. Tome nota das alterações que deve fazer na sua alimentação:

    • Beber cerca de 2 litros de água por dia
    • Beber infussão de cavalinha para forçar a eliminação de líquidos
    • Reduzir o consumo de mal
    • Aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio
    • Aumentar o consumo de hidratos de carbono complexos
    • Ingerir uma percentagem elevada de proteínas

A retenção de líquidos nas pernas pode ser muito incapacitante. Se sente as pernas cansadas ou inchadas, tome já medidas para tratar o problema.

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